domingo, 22 de abril de 2012

O QUE É SOCIOLOGIA

Iniciamos o estudo da Sociologia com uma linguagem de fácil entendimento para que todos possam compreender e participar das questões apresentadas. Sabemos então que a sociologia é o estudo das sociedades, precisamente as relações humanas no ambiente social.
O estudo sociológico aborda os valores, comportamentos, hierarquias, atitudes, oportunidades e outros fatores que interferem na maneira como os homens (seres humanos) convivem uns com os outros. Os sociólogos avaliam os contatos, as relações, as ações e as interações que os indivíduos estabelecem na sociedade.
A Sociologia teve seu início nos séculos XVIII e XIX, dentro de um determinado contexto histórico, onde foi observado que não havia um instrumento de estudo suficiente para compreender, interpretar, reformar ou transformar a nova realidade da sociedade industrial-capitalista. Surgiu como uma interpretação social da migração de massas populacionais para os centros urbanos.
Os sociólogos estudam as instituições (família, escola, Estado, grupos agregados, classes, culturas, comunidades, populações, ideologias, símbolos, normas e sanções, a organização social, as formas de governo, a produção e a distribuição da terra, da renda, da riqueza, da propriedade. Analisa também os povos, as nações, a relação do homem com a natureza e o grau de participação e de cidadania.
Portanto, pode-se afirmar que a Sociologia surgiu para a análise dos conflitos de interesses, as relações cada vez mais complexas e competitivas que os homens passaram a estabelecer desde o surgimento do capitalismo.
As mudanças empreendidas pela Revolução Industrial e a necessidade de interpretação das sociedades motivaram estudiosos como Augusto Comte (1798-1857) a criar uma nova ciência denominada inicialmente de Física Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário