quinta-feira, 26 de abril de 2012

CONTINUIDADE

A pluralidade de fenômenos que surgem do convívio social ampliou-se nos ambientes urbanos e industrializados do modo de produção capitalista e que alterou a maneira do homem de ver o mundo e o seu modo de agir e pensar, inclusive, seus valores. Nos séculos XVIII e XIX  a Sociologia surgiu dentro de um determinado contexto histórico, para auxiliar o homem a conhecer o mundo em transformação e situar-se na realidade existente. Inicialmente como Física Social, por Augusto Comte (1798-1857), registrou a transformação das relações materiais de produção, sociais, de poder, de dominação, de comportamento, dos costumes e valores culturais.
As transformações empreendidas nos últimos 250 anos não foram de forma harmoniosa, pacífica e socialmente justa. Em muitos aspectos ocasionaram visíveis danos à vida social e à natureza. Com o dito progresso intensificou-se a banalização da vida humana e a destruição de parcela significativa do meio ambiente. A sociedade contemporânea encontra-se diante do desafio de reduzir os conflitos e as desigualdades de massa, e assegurar ao mesmo tempo a sua democratização, e o usufruto dessas conquistas ser estendido ao conjunto de nações e indivíduos. proporcionando o bem-estar social e a preservação do habitat natural, o planeta terra.
O objeto de estudo das ciências sociais são episódios exclusivamente sociais, coletivos, subjetivos e interpretativos, enquanto das práticas humanas ou da sociedade, como a Sociologia, a História, a Filosofia e a Geografia. Vejamos duas visões distintas e ao mesmo tempo em seu contexto são similares.
O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em seu discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o indivíduo nasce puro, é um bom selvagem, mas a sociedade é que o corrompe.
O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) , no livro Leviatã, o homem é essencialmente mau por natureza.
Vejamos o contexto dessas expressões grifadas na terminologia das palavras:

adj. 2 g.
1. Próprio das selvas; que nelas se cria, nelas cresce ou vive.

2. Bravio; montês.

3. Inculto; maninho.

4. Silvestre; bravo; que cresce sem cultura e sem cuidado especial.

5. Inabitado; despovoado; deserto; ermo.

6. [Figurado]  Grosseiro, rude; intratável.

adj. 2 g. s. 2 g.
7. Diz-se do homem ou do povo que vive sem mais noções sociais do que as que o instinto lhe sugere.
8. [Figurado]  Arisco, que gosta de viver só.

1. selvagem é intuitivo, presente na natureza. Portanto, bom selvagem é o que mantém exemplarmente a sua natureza (in natura).
2. mau por natureza, ou seja, selvagem.
Ora, ambos definem a natureza humana como selvagem, o homem in natura tem o instinto animal para a própria sobrevivência e meio natural de defesa. Quanto a sua extensão e a gravidade de suas ações são determinadas nas relações, então, a sociedade instituída molda a natureza humana por meio de suas normatizações.


Seja qual for a conclusão de cada um, a nossa única certeza é que o homem convive em sociedade, tem uma natureza associativa, sendo dotado, para a sua própria sobrevivência, de instinto coletivo e gregário.
Fica um questionamento: realmente todos os homens têm o instinto coletivo e gregário?
Não basta que nasçamos humanos. As ações puramente naturais e biológicas (respirar, comer, locomover, defender, sentir medo e rancor) são instintivas, e isso não nos habilitam a que sozinhos assimilemos os comportamentos sociais ( falar, estudar, trabalhar, vestir, casar, comprar, fazer leis) que são estabelecidos e ensinados pelas gerações mais velhas.
As ciências humanas ou sociais têm como objetivo analisar e interpretar as relações que os indivíduos mantêm entre si na convivência social (relações, interações, instituições, nos grupos, classes), ou seja, no estudo das sociedades.
RESPONDA AS QUESTÕES DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E DE REFLEXÃO, VEJA AS SUGESTÕES DE FILMES QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DO TEXTO ATÉ AQUI ESTUDADO, QUALQUER DÚVIDA, DEIXE REGISTRADO SUA PERGUNTA, SEU RECADO OU MESMO SUA SUGESTÃO. ATÉ BREVE!

Um comentário:

  1. vocês estão de parabéns, me ajudou muito nas minhas dúvidas, gostaria que vocês publicassem novos conteúdos sobre sociologia

    ResponderExcluir